quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O anticoncepcional interfere em sua beleza?


O anticoncepcional surgiu na década de 50 e é o método de prevenção de gravidez mais popular entre as mulheres.
É claro que as pílulas vêm se modernizando e hoje apresentam uma dosagem menor de hormônios, mas e os efeitos colaterais? Muitas mulheres começam a tomar a pílula anticoncepcional e percebem mudanças no corpo e rosto!
Por isso estão cheias cheias de dúvidas quanto aos efeitos colaterais, o que é verdade e o que é mito...
Elas podem gerar retenção de líquido? Propensão à celulite e varizes? Algumas melhoram acne? Diminuem os pêlos? Manchas no rosto?
 As principais dúvidas são quanto à interferência dessas doses de hormônios na beleza de nossa pele e cabelos.

 
A grande maioria dos anticonceptivos é composto de estrogênios e progestágenos hormônios são muito parecidos aos produzidos pelos ovários femininos. Esta semelhança química permite que estes tenham funções mais ou menos parecidas com os produzidos pelas mulheres.


Ainda assim, como existem hormônios que variam de uma pílula para outra podemos afirmar que a junção de estrogênios e progestágenos dos anticoncepcionais pode, além de prevenir a gestação, colaborar com outras situações no corpo feminino mas infelizmente têm também os efeitos indesejáveis.

 

Algumas combinações de hormônios como: etinilestradiol com acetato de ciproterona, ou etinilestradiol com desogestrel ou ainda etinilestradiol com drospirenona (sempre um estrogênio e um progestágeno), costumam agir de forma preventiva e terapêutica em casos de excesso de oleosidade, acne e excesso de pêlos já principal motivo pelo qual estas manifestações aparecem nas mulheres é por conta de uma maior atividade dos hormônios masculinos, em especial a testosterona.
Como essas combinações hormonais citadas costumam reduzir a produção ou a atividade de testosterona nas mulheres, resultados positivos frente a esses problemas começam a aparecer após algum tempo de uso.

Algumas mulheres apresentam o efeito colateral de retenção de líquido, consequente à esse edema pode-se aumentar a celulite pois a retenção é uma das causas dessa patologia estética. A progesterona que está presente na pílula é o hormônio responsável por essa retenção e o estrógeno também presente na pílula, pode até mesmo aumentar seu apetite. Parece que esses sintomas estão presente em 15% das mulheres que usam esse método, então indiretamente ele pode aumentar seu peso, celulite e retenção... o jeito é controlar a alimentação!


Mas e aquelas pílulas com baixíssimo nível de hormônio?
Essas trazem menores efeitos colaterais, mas é preciso estar atenta e disciplinada pois você deve tomá-las sempre no mesmo horário para ter eficiência!

E as manchas?
Se você tem tendência as pílulas com estrógeno podem sim causar manchas, principalmente se você se expõe ao sol  sem protetor solar! São os terríveis melasmas que aparecem com frequência no pescoço e colo.

É importante lembrar que para iniciar qualquer tipo de tratamento para os problemas citados, é fundamental procurar um ginecologista  ou dermatologista que se certificará de que o problema poderá ser corrigido com sucesso pelos anticonceptivos.
Ou até mesmo para alterar o seu método se você estiver apresentando muito efeitos indesejáveis, não se esqueça procure seu ginecologista! Será o médico que elegerá a melhor combinação de hormônios para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário